quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Quão errado é desligar uma chamada na cara do chefe?

De todo errado, dirão vocês. 
Chefe é chefe e subalterno é subalterno. Se o chefe telefona ao subalterno é porque o chefe quer falar com o subalterno. E o facto de não ter nada de interessante ou pertinente a dizer, segundo os critérios do subalterno, não dá o direito ao subalterno a dar a conversa por terminada, nem sequer se invocar motivos de força maior, muito menos se desligar a chamada sem aviso. Ora, eu, que chefio algumas pessoas, por vezes estou aborrecida e ligo a um qualquer elemento dos patamares mais baixos da hierarquia profissional, apenas para ordenar que me digam que eu sou linda, para lhes perguntar o que estão a fazer ou para saber se não me querem trazer um café. Às vezes também ligo a fingir que sou dos recursos humanos a dizer que vão ser despedidos ou que foram destacados para inventariar corpos não identificados na morgue durante uma semana. Muitas vezes chamam-me atrasada mental ou desocupada, mas é com carinho. Outras vezes desligam sem dizer nada e eu volto a ligar para informar que não se desliga uma chamada na cara da chefe. Mas a minha vida não é perfeita. Eu também tenho chefes. Isso e o síndrome da juventude crónica, patologia gravíssima que se traduz clinicamente, entre outras manifestações de infantilidade, por crises sazonais de acne. Pois que hoje, quase todas as coisas erradas da minha vida se manifestaram, qual alinhamento cósmico do insólito. Acordei esta manhã cheia de sono e mau humor, e tudo piorou quando me olhei ao espelho antes do banho. Perfeita fusão entre a Diana Ross e uma estrela Bollywodesca, vi a minha cara rodeada pela minha farta cabeleira encaracolada e com uma borbulha roliça, fresca e de cor vermelho-rubi entre as sobrancelhas. Tive vontade de chorar, mas como já estava atrasada, fui tomar banho, vesti-me e saí de casa. Ainda mal tinha ligado o meu computador no trabalho, quando o meu chefe telefona para falar sobre papéis e toalhetes. Num acesso de simpatia matinal, perguntou a certa altura se eu estava 'bem dispostinha'. Cabisbaixa, respondi que estava mais ou menos.... "Acordei com uma borbulha gigante entre as sobrancelhas...", disse-lhe desanimada. Ele riu-se, simpático, e respondeu "E consegue andar...?". Nem deixei que terminasse a pergunta, respondi rápido, a explicar um detalhe importante nesta história emocionante, mas não tão emocionante como a que eu achava que ele estava a ouvir. "Entre as sobrancelhas! So-bran-ceeeeeeeeee-lhas!!!". Calmamente, respondeu-me: "Sim, querida... eu percebi onde era. Só ia perguntar se, vaidosa como eu a conheço, consegue andar assim na rua....".
Sim, meus queridos, às vezes está certo fingir que se ficou sem rede, que a bateria do telefone foi-se, que parte do edifício evaporou ou que se teve morte súbita e simplesmente ficar-se mudo de vergonha durante dez segundos para depois desligar a chamada ao chefe sem aviso.

22 comentários:

  1. Nem o chefe duvida que, mesmo assim, estavas "epá, sim senhor".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chefe a esta hora ainda se deve estar a rir com 'ela achou que eu ouvi uma borbulha noutro sítio...' :\

      Eliminar
    2. Por motivos, vou deixar de cá vir. Aliás, já tinha deixado. Já deixei. Vou deixar. Quase. Já está. Estou quase.

      Eliminar
    3. Não! Fica só mais um bocadinho. Vais ter coragem? Eu sei que tens, mas sabes que eu ia ficar triste.

      Eliminar
    4. Xau! Já fui! (para isso tens os teus fãs, deles é que ias sentir falta).

      Eliminar
    5. Nãããããõoooooo! (isto sou eu a ser arrastada agarrada à bainha das tuas calças)

      Eliminar
    6. És mesmo igual às outras. Estás agarrada a alguém sim, mas não é a mim, que estou de calções.

      Eliminar
    7. Então és parvo. Estamos em Janeiro.

      Eliminar
    8. Tens razão. Mais ou menos. Os calções do meu tio Alberto são como calças para mim. Por causa do nanismo.

      Eliminar
    9. Tinhas de tocar no meu ponto fraco... és cruel! Desaparece.

      Eliminar
    10. 35 minutos depois, sentes que desapareci, não é? Olha, esta noite... que consigas, em consciência, deitar a cabeça na almofada.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. fdx, que sou burro!!

      Posso coçar-te a borbulha?

      Eliminar
    2. Que raio de fetiche é esse de querer coçar a testa de outras pessoas?

      Eliminar
  3. Eu nem quero imaginar onde é que poderás pensar que o chefe percebeu que terias a borbulha. Eu hoje também não estou nos meus dias mais produtivos. Tou mesmo é a precisar de um granda café e uma cigarrada com o gang dos bem-dispostos. Já mandei uma sms a convocá-lo. Mas eu estive a ver Big Bang Theory até Às 2:30 da manhã...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa e eu? Que num comentário deste tamanho, os meus olhos captaram logo gang bang?! Isto tá mau....

      Eliminar
    2. Eu não tenho culpa de ter nascido assim...

      Eliminar
  4. Sempre era melhor se o que o teu chefe alegadamente percebeu (mas que no fundo foi a tua mente deveras criativa que imaginou) fosse, de facto verdade! Saías à rua mais bem disposta de certeza! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem disposta com uma borbulha na Xica? És doente! LOL

      Eliminar
    2. Eu não estava bem a pensar em borbulhas... Acho que sou pior que o teu chefe!

      Eliminar